sábado, 1 de novembro de 2014

Claro, Oi e Vivo fecham acordo para compra da TIM Brasil

Em mais um capitulo de “qual operadora vai falir primeiro no Brasil”, hoje vamos falar um pouco sobre a Claro, Oi e Vivo, que fecharam um acordo com o banco BTG para comprar a TIM Brasil e dividi-la entre as três. Hoje a TIM é a segunda maior operadora do Brasil, e venda deverá refletir entre os clientes das três operadoras.

                                   TIM será dividida ente Oi, Vivo e Claro.
O valor ainda não está fechado, mas estima-se que a empreitada chegue a R$31,5 bilhões, de longe o maior negocio já feito no setor de telecomunicações. A oferta será feita aos acionistas da Telecom Itália, redentora da TIM Brasil, que deverá analisar as propostas e decidir o acordo em assembleia.  Outros três fundos de investimentos incluindo a operadora francesa Altice, também estão interessados no negócio.

Proposta de fusão

Inicialmente a Telecom Itália insistiu que a TIM Brasil não estava a venda, e na ocasião sugeriu uma fusão com a Oi. Uma das condições para que tal proposta fosse efetivada seria a responsabilidade da Telecom Itália, pagar até R$ 3,00 por ação aos acionistas da Oi, totalmente inviável sendo este o dobro de seu atual valor no mercado. Embora negue a venda da TIM Brasil, o presidente da Telecom Itália, Marco Patuano, já afirmou que tudo depende do valor do cheque.

Anatel decidirá por nós

Caso ocorra a venda da TIM Brasil, a Anatel como órgão controlador, irá definir como acontecerá a divisão da carteira de clientes. Além disso, a agencia terá que rever todos os planos de clientes TIM, para evitar uma migração em massa devido a portabilidade numérica, o que geraria um tumulto em nossa rede.

Para o que serve uma operadora mesmo?

Muitas vezes me questiono qual o papel de uma operadora para mim, fora fornecer internet. Rede instável, clientes insatisfeitos, atendimento precário e dinheiro público indo para o ralo, assim que penso em qualquer operadora. Hoje com a gama de aplicativos que fazem ligações e utilizam da única tarifação de dados para trocar mensagens, essas empresas se tornaram fornecedoras de serviços completamente irrelevantes. Agora, fica a pergunta: A Anatel serve para o que mesmo?
Para você, qual o papel de uma operadora no Brasil?
Fonte: Folha de São Paulo

0 comentários :