segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Conheça melhor os sistemas Android, iOS e Windows Phone

Smartphones e tablets já se tornaram peças centrais na vida de muita gente. Embora algumas funções principais sejam compartilhadas entre todos, existem diferenças significativas entre eles, principalmente quanto ao sistema operacional que rodam.
Para lhe ajudar a explorar um pouco mais os sistemas Android, iOS e Windows Phone, a equipe da Magazine Luiza fez este texto, comentando sobre as características marcantes, os pontos fortes e o que cada um poderia melhorar.

Android

O sistema operacional Android é hoje o mais popular do mundo e, segundo dados do 2º trimestre de 2014 do IDC (International Data Corporation, uma das maiores empresas de pesquisas de mercado), representou 84,7% dos smartphones enviados pelas fabricantes a vendedores e lojas no período analisado.
História Resumida
Lançado em 2008 em resposta ao iOS do iPhone, o Android começou sua vida como uma empresa independente, que estava desenvolvendo um sistema para concorrer com o BlackBerry, o smartphone do momento na época.
Depois do lançamento do iPhone pela Apple, em 2007, a empresa, que foi adquirida e passou a fazer parte do Google, mudou sua estratégia para poder atender às novas demandas de telefones com grandes telas touchscreen e com poucas teclas físicas.
Desde então, o Android viveu um ciclo agressivo e rápido de atualizações.

Pontos Fortes
A plataforma móvel se destaca por ser um sistema altamente personalizável, permitindo que o usuário altere diversas partes do visual ou funcionamento do smartphone para adaptar ao seu gosto. Além disso, o Android sempre se mostrou forte no quesito multitarefa (habilidade de rodar mais de um aplicativo ao mesmo tempo) e também na integração com serviços na nuvem.
E como qualquer fabricante pode usar o sistema (desde que cumpra com as exigências do Google, caso queira utilizar a loja e aplicativos da empresa), existem inúmeros modelos rodando o Android, desde smartphones pequenos até grandes tablets.
Outra vantagem é que a quantidade de aplicativos gratuitos na loja do Google, a Play Store, é imensa.
Pontos a melhorar
As principais críticas ao sistema Android derivam de algumas das características basilares do sistema. Por ter uma parte em código aberto, muitas empresas acabam acrescentando diversas modificações no sistema original que podem deixar o Android praticamente irreconhecível. Em alguns casos, essas alterações pioram o desempenho, a usabilidade e compatibilidade do sistema, ao invés de melhorá-lo.
Como as atualizações também dependem das fabricantes e operadoras, muitas vezes modelos recentes rodando Android deixam de ser atualizados para as versões mais novas do sistema (fragmentação). Além disso, algumas fabricantes acabam optando por aparelhos com especificações técnicas bem simples, o que por muitas vezes torna a experiência do usuário ruim.
O Google também é bastante liberal quanto aos aplicativos em sua loja e algumas vezes apps com comportamentos maliciosos são liberados. A empresa, porém, tem adotado uma postura mais rígida recentemente.

iOS

O iOS foi, especialmente em seu início, o grande responsável pela mudança no mercado de smartphones para o que temos hoje. A era dos Palm Treo e BlackBerry, com dezenas de teclas, menus, telas resistivas que precisavam de uma caneta para serem usadas só acabou mesmo quando a Apple, em 2007, lançou o iPhone com apenas uma grande tela que podia ser usada com os dedos e uma única tecla de navegação.

Breve História
Chamado de iPhoneOS quando foi anunciado, em 2007, o iOS foi inicialmente pensado para ser um excelente meio para se usar a internet. A princípio, a Apple sequer pensava na possibilidade de incluir apps de terceiros no sistema, fato que viria a ser a principal característica dele após 2008.
Com as atualizações anuais do iPhone, o iOS também foi amadurecendo, incluindo funções básicas como copiar e colar (que não existia na primeira versão) até mais avançadas, como a assistente virtual Siri, anunciada em 2010.
Hoje, o iOS roda também no iPad, iPod Touch e AppleTV (em uma versão modificada) e representa 11,7% do mercado, conforme o mesmo IDC. Embora possa parecer pouco se comparado ao Android, o iOS ainda é considerado o sistema móvel mais utilizado para se acessar a internet por diversas métricas.,
Pontos Fortes
O maior destaque do iOS é seu ecossistema. A grande quantidade e especialmente qualidade de apps disponíveis para ele é impressionante. Como a Apple é responsável pelo software e pelo hardware, o funcionamento de dispositivos com iOS é quase sempre impecável, e as atualizações são garantidas por praticamente 2 anos após o lançamento do produto.
Além disto, o iOS é famoso por sua simplicidade, sendo que vídeos de crianças manipulando iPhones e iPads são comuns no YouTube. O sistema já vem basicamente pronto para uso de fábrica, exigindo poucas alterações para atender ao usuário.
Como são poucos os modelos diferentes de iPhone e iPad, o iOS ainda conta com um amplo mercado de acessórios em seu ecossistema, coisa que os outros ainda não possuem, ao menos no mesmo nível de qualidade.
Pontos a melhorar
Assim como no Android, alguns dos pontos mais fracos do iOS também são consequência direta ou indireta dos seus pontos fortes. Como somente a Apple faz dispositivos com iOS, as opções são bastante restritas. Até o recente laçamento do iPhone 6, eram dois tipos de smartphones muito semelhantes e dois tablets (iPads) de tamanhos diferentes.
Ademais, Apple é bastante restritiva com seu sistema, não permitindo que desenvolvedores alterem várias partes dele, como programa padrão de e-mail, teclado e navegador padrão, como no Android.
Assim, quase todos os aparelhos com iOS rodam mais ou menos da mesma maneira, não permitindo muitas configurações por parte dos usuários. Quem prefere alterar bastante a cara do software para atender suas necessidades pode ficar frustrado.

Windows Phone

O último sistema a entrar na briga neste mercado foi o Windows Phone, da poderosa Microsoft. Com uma interface até hoje elogiada por sua beleza, ele representa cerca de 2,5% do mercado segundo o IDC e ainda luta para se firmar como um concorrente importante no cenário de smartphones e tablets.

Breve História
O Windows Phone é, ao mesmo tempo, um dos pioneiros e um dos atrasados no mercado de tecnologia móvel. Isto porque, antes de chegada do iPhone, o Windows Mobile venceu a batalha com o Palm OS e praticamente dominava sozinho o mercado de palmtops e primeiros smartphones. Até por uma certa comodidade da Microsoft, que não via concorrentes, esse domínio foi rapidamente ameaçado e desfeito primeiro pelo BlackBerry e depois pelo iPhone.
Para não abrir mão deste importante mercado, a Microsoft acabou desistindo de continuar com o Windows Mobile na forma que existia para relançar o produto em 2010.
Com uma interface moderna e bastante original, o Windows Phone chamou muita atenção ao ser anunciado, mas ainda não conseguiu uma tração forte o bastante para brigar no mesmo patamar de iOS e Android. Embora tenha visto o cenário melhorar bastante com a chegada da Nokia e seus excelentes Lumia, o sistema da Microsoft ainda é retardatário na corrida pelos bolsos dos consumidores.
Pontos Fortes
Não se pode falar do Windows Phone sem mencionar a interface de usuário que, além de trazer uma nova linha visual para smartphones, mudou o conceito de Android e iPhone de foco exclusivamente em aplicativos para o foco em pessoas e informações.
No Windows Phone, o conteúdo predomina sobre aplicativos isolados, o que faz a experiência de uso ser bastante diferente dos demais sistemas. Além disto, ele tem ótima integração com o Windows dos desktops e serviços da Microsoft, muitas vezes superando até mesmo a integração do Android com os serviços do Google e do iOS com os da Apple.
Pontos a melhorar
Embora já esteja no mercado há alguns anos, o Windows Phone ainda não conseguiu conquistar uma parcela significativa do mercado. Por isto, seu ecossistema sofre bastante com vários aplicativos que não estão disponíveis na plataforma e um escasso leque de acessórios desenvolvidos especialmente para ele.
Além disso, recentemente várias empresas, como Samsung, Asus e LG, deixaram de fazer smartphones com a plataforma, fato que deve piorar com a aquisição da Nokia pela Microsoft. E mais: os aparelhos que rodavam o Windows Phone 7 não suportavam a atualização pro Windows Phone 8, e pode ser que isso ocorra novamente com o Windows Phone 9, que deve aumentar ainda mais a integração com a versão do desktop.

Conclusão

Como pudemos ver, cada sistema tem seu perfil próprio e todos eles possuem algumas características em comum. Enquanto o iOS costuma ser mais prático e fácil de usar, o Android pode ser personalizado mais a fundo, com o Windows Phone ficando no meio termo entre eles.
O importante é saber que, atualmente, todos os três sistemas já evoluíram bastante e podem atender de maneira satisfatória seus usuários.
Fontes: Blog do Android e Magazine Luiza


0 comentários :